top of page

Uma catástrofe faz-nos pensar no valor da Vida

  • Foto do escritor: Natália Rodrigues
    Natália Rodrigues
  • 16 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

E quando se percorre um caminho de volta para casa, depois de se ter estado com a família que já não se via há uns meses, e o mesmo é interrompido por uma catástrofe que ali mesmo se atravessa à nossa frente, dá que pensar no verdadeiro sentido da vida. Embora estivessemos todos seguros dentro de um comboio, outras pessoas achavam estar seguras dentro dos seus carros e autocarros quando a vida as surpreendeu com o inesperado.


A vida tem destas coisas, surpreende-nos da forma mais inusitada, sem que a possamos propriamente prever! Claro está que, por vezes, de forma dramática, e noutras de forma puramente mágica. E o equilíbrio da vida está em aceitar que para termos o lado bom necessitamos de vivenciar o mau para que então possamos compreender, distinguir e vivenciar toda a magia do bem em plenitude! Acredito realmente nisto! Até porque é nestes momentos que pensamos no valor das nossas vidas, das pessoas que estão à nossa volta e no significado mais profundo de tudo o que nos rodeia.


Perdemos muito tempo a pensar se vale a pena vivermos algumas coisas por medo de sermos felizes, ou por medo de sofrermos por amarmos tanto e tão profundamente, como se a vida fosse mais segura e doce ao ser vivida de forma autómata e rotineira apenas pela segurança de nada sair do previsto! O problema é que quando queremos controlar tudo perdemos tempo de felicidade, pessoas valiosas e um futuro muito mais


rico, ainda que imprevisível! E é quando o inesperado acontece, quando a catástrofe leva tudo à sua frente e nos encurrala sem que nada possamos fazer para controlar, vale a pena questionar: valeu a pena não ter vivido? E se tudo termina agora? Fui feliz? Vivi o que realmente queria ter vivido? Rodeei-me das pessoas certas? Fiz tudo o que queria pelas pessoas que amo? E acima de tudo, fui capaz de dizer"amo-te" mesmo quando o orgulho me sufocou?


Na verdade, para lá das questões ambientais que são umas das principais aprendizagens das catástrofes naturais como aquela que se vive em Portugal, o valor que damos à nossa vida é sem dúvida a principal aprendizagem a reter, porque estamos todos tão parados, tão amedrontados. Vejo tantas relações por viver, pessoas que fazem escolhas tão inconscientes como viver do medo em vez do amor, famílias quebradas porque a verdade deixou de ser um princípio para passar a não ter valor, quando a única coisa de que todos estamos a fugir é de nós mesmos. Daquela verdade de que somos todos amor, que temos as pessoas certas à nossa volta para nos ensinarem as lições corretas só temos é de estar mais atentos, e querer viver a vida com mais significado.


Porque um dia a vida passou tão rápido que as oportunidades já não existem, as pessoas certas já procuraram outros caminhos, as aprendizagens que eram para nos amadurecer não foram vividas a sabedoria não cresceu, e a visão do amor não aumentou. E restarão apenas as coisas a que se deu valor até então: a casa que ficará paga na reforma, o carro que já não dará para conduzir porque a idade não deixa, e a conta bancária com algum dinheiro que será gasto na falta de saúde que as minhas pesadas emoções provocaram no meu desgastado corpo, dinheiro esse que também não será gasto em reuniões de família e de amigos porque o medo de um dia poder perder estas pessoas fez-me afastar delas perdendo-as na mesma!


O medo mata-nos tal como os incêndios destroem tudo à sua volta! Deixem que o único fogo que vos consuma seja apenas da paixão por tudos e todos os que realmente vos fazem cintilar!


Fica a homenagem a todas as pessoas especiais da minha vida: o meu profundo obrigada por simplesmente existirem :) (impossivel colocar as fotos de todos)


Vivam intensamente in LOVEKI


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 by  JULIE BUTLER. Proudly created with Wix.com

bottom of page